Vídeos Mais

Doença que mata assusta o Brasil

Obrigado! Mostre este vídeo para quem deseja!

URL

Você não curtiu. Obrigado pela sua opinião!

Sorry, only registred users can create playlists.
URL


Adicionado há na categoria Vídeos de Saúde
135,613 Visualizado

Sobre o vídeo Doença que mata assusta o Brasil

Desde o final de 2014 esta praga já matou dezenas de pessoas e volta a assustar o mundo. Ela pode ter chegado ao Brasil e já matou milhares de crianças e adultos no mundo todo desde quando foi descoberta!

A doença conhecido como Peste Negra é causada pela bactéria transmitida ao ser humano através das pulgas dos ratos-pretos ou outros roedores.

Um surto de peste negra, também conhecida como pespe bubônica, matou dezenas na África e Europa, e especialistas temem que esses números possam subir. Pelo menos 119 casos foram confirmados até o final do ano passado, incluindo 40 mortes, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS) em um comunicado. E a doença está tomando um rumo alarmante.

"O surto de peste negra que começou principalmente em novembro passado tem algumas dimensões preocupantes", afirma a OMS. “As pulgas que transmitem esta doença antiga de ratos para os seres humanos desenvolveram resistência ao inseticida de combate mais comum”.

A doença tem se espalhando especialmente em favelas densamente povoadas na capital Antananarivo. De acordo com informações de Christophe Rogier, do Instituto Pasteur de Madagascar, divulgadas no final do ano passado, casos foram confirmados em pelo menos 20 distritos além da capital. Rogier é parte de uma equipe que trabalha com a OMS no local para combater a doença.

A peste bubônica é causada pela Yersinia pestis, uma bactéria encontrada em roedores e transmitida por pulgas. Recentes inundações no país desalojaram dezenas de milhares de pessoas e "um número incontável de ratos", disse Margaret Chan, diretora-geral da OMS. Segundo ela, o temor é que a situação ambiental colabore para a proliferação da doença.

RSS