Vídeos Mais

História do Karaokê no Brasil

História do Karaokê no BrasilNo Brasil, a prática do karaokê desembarcou junto com os imigrantes japoneses, há mais de um século, que sempre usaram a música como meio de manter as comunidades unidas em eventos sociais de confraternização.

Antigamente, todos os participantes de festas ou reuniões sociais dos imigrantes eram convidados a cantar uma música, que eram acompanhadas por palmas para marcar o ritmo na ausência do instrumental, uma vez que a compra de equipamentos eletrônicos não era possível para os padrões financeiros dos imigrantes. Essa era a melhor forma de espantar a saudade da terra natal.

 O primeiro registro de uma gravação amadora de música japonesa no Brasil do qual se tem notícias ocorreu por volta de 1946, no pós guerra, quando surgem algumas bandas amadoras de imigrantes, o que permitia o acesso às músicas populares japonesas da época.


 Até hoje, dentro da comunidade nipo-brasileira o karaokê é uma das formas mais populares de manutenção da cultura japonesa no Brasil, contando com muitos adeptos, tanto entre descendentes como não-descendentes de japoneses, que participam dos concursos realizados quase todos os finais de semana em diversas capitais do país, principalmente na capital do estado de São Paulo.

Artigos Relacionados

  • Origem do Karaokê
    Origem do Karaokê
    História e origem do karaokê Você provavelmente sabe que Karaokê é uma palavra japonesa. &...
  • O melhor guitarrista do mundo
    O melhor guitarrista do mundo
    Lista com os maiores guitarristas da história. A revista Rolling Stone, HeavyMetal Brasil e Guitar One reune um sel...
  • Pior vídeo do mundo
    Pior vídeo do mundo
    Vídeo na internet foi considerado o pior clipe da história! Você se lembra da Rebecca Black e seu infa...
RSS